Jesus estava passando pela Samaria, a caminho de Jerusalém . Enviou mensageiros à sua frente, para que preparassem um lugar, mas as pessoas da vila o rejeitaram.
Quando Tiago e João ouviram sobre essa rejeição, eles ficaram furiosos e disseram: " Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?" (Lucas 9: 54). Tinham acabado de voltar do Monte da Transfiguração, onde viram o seu Senhor com Moisés e Elias. Não há dúvidas que se lembraram da história de Elias, quando este clamou que descesse fogo do céu ! 1 Reis 18: 36-38).
Mas quando perguntaram a Jesus por um fogo consumidor, Jesus os corrigiu. Ele lhes disse: "O Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los" (Lucas9:55). Nossa tarefa não é a de nos vingarmos. Deus pisoteia a Sua ira sozinho Isaias 63:3).
Nossa tarefa é a de trazer as boas novas da salvação ao mundo. Paulo escreveu: " Minha é a vingança; Eu retribuirei", diz o Senhor. Ao contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele." Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem" (Romanos 12: 19-21). Devemos deixar a vingança com Deus. Jesus nos conclama a tratar as pessoas difíceis com bondade e procurar trazê-las até Ele. Tanto a ira como a misericórdia de Deus são vistas na cruz do Calvário.